Memórias de Magé: boa iniciativa, mas…

A prefeitura de Magé está veiculando em seu site o Projeto Memórias de Magé. O objetivo é reunir fotos que contribuam com a construção de uma história do nosso município. Como podemos ver abaixo, há uma foto antiga do prédio da prefeitura, de alguns bairros e do saudoso Mané Garrincha. Boa iniciativa, mas…

projeto memórias de magé  … por que não recuperar a PRIMEIRA ESTRADA DE FERRO DO BRASIL, que está abandonada às margens da estrada de Bongaba? Por que não reformar o TÚMULO DE GARRINCHA e por abaixo aquele monumento ridículo que é o mausoléu do Ney da Núbia? Por que não restaurar as IGREJAS e suas instalações, tão pertinentes à história religiosa de nosso município? Por que não construir um MUSEU em Magé?

      Isso não pode ser feito porque é trabalhoso e dispendioso? Vale repetir, a iniciativa é boa. No entanto, é muito pouco para um projeto que almeja recuperar “a memória da nossa cidade”. Reunir fotos antigas servirá para a montagem de uma exposição fotográfica que nos dará alguns momentos de nostalgia, mas que, logo após, vai se perder na volatilidade da lembrança. Se o intuito é materializar a memória, melhor seria criar um espaço permanente e eficiente para guardar todo este acervo: um MUSEU.

        Um museu permitirá que as escolas possam promover excursões, palestras e aulas expositivas usando o acervo fotográfico do projeto. A recuperação da ESTRADA DE FERRO, do TÚMULO DE GARRINCHA e das IGREJAS proporcionará a materialização da memória do nosso município e fará com que os alunos conheçam de fato a história de Magé. Sem contar que pode estar aí o início de uma atividade turística em nossa cidade.

         Espero que o projeto seja apenas o primeiro passo para algo maior e melhor. Espero que ele não se torne mais uma iniciativa visando uma estúpida promoção política.

Um comentário sobre “Memórias de Magé: boa iniciativa, mas…

  1. Compartilho e apoio a ideia.

Deixe um comentário